Otaku World News
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jigoku Shoujo (Hell Girl)

Ir para baixo

19082010

Mensagem 

Jigoku Shoujo (Hell Girl) Empty Jigoku Shoujo (Hell Girl)




Jigoku Shoujo (Hell Girl)


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

"Dizem que o mundo humano é controlado pelo karma.
Os fios de karma que conectam as pessoas se interligam como uma frágil e pesarosa flor de lycoris.
Quando o homem se perde entre raiva, dor e lágrimas, além da cortina da meia-noite, uma vingança impensável é realizada."

Existe uma lenda que diz que se alguma pessoa acessar o site Jigoku Shoujo exatamente à meia-noite, entrará em linha direta com o inferno, mas somente pessoas que realmente possuem ódio e grande desejo de vingança no coração conseguem acessar o site.

Essa linha direta para o inferno (Jigoku Shoujo) foi criada com o propósito de vingança, ou seja, a pessoa que conseguir acessá-la deve colocar o nome daquele de quem ela possui o desejo de se vingar. Seu pedido será transportado imediatamente até Enma Ai, mais conhecida por "donzela do inferno". O passo seguinte será uma conversa entre a pessoa vingativa e a donzela, na qual Enma Ai explicara os termos da negociação.

A pessoa recebe das mãos da donzela um boneco de palha com um laço vermelho em volta do pescoço, e se realmente desejar se vingar de seu inimigo, deverá desfazer o laço vermelho. Se o fizer, será um contrato oficial com Enma Ai, e aquele de quem deseja vingança será mandado diretamente ao inferno... No entanto, quando a vingança é realizada existe um preço a se pagar: quando uma pessoa é amaldiçoada, dois túmulos são cavados, pois além de mandar seu inimigo para o outro mundo, quando morrer, sua alma também cairá no abismo do inferno e essa pessoa ficara marcada com o símbolo da jigoku para o resto da vida.

Cada episódio possui uma história diferente, onde todas elas envolvem conflitos entre pessoas do mundo contemporâneo em situações distintas, sentimentos de tristeza, dor e ódio, personagens oprimidos, enganados, praticamente forçados a fazerem algo que não desejam, consumidos pelo ódio contra a pessoa causadora de seu sofrimento, tornando-se cegos de ódio, não existindo outra resolução em seus pensamentos além da vingança.

É para momentos como esse que o trabalho de Enma Ai existe, fazer vingança, e desse modo "salvar" pessoas mergulhadas no sofrimento, aliviar suas dores, seus medos e torná-las livres, e ao mesmo tempo presas, condenadas a irem ao inferno e não serem capazes de alcançar o reino do céu em hipótese alguma.

A donzela conta com a ajuda de 3 personagens na sua complexa tarefa, um jovem casal e um idoso chamado Wanyuudou. Esse idoso é quem se transforma no boneco de palha e fica à espera do momento em que o laço vermelho será puxado, para ajudar Enma-Ai a executar a vingança. No momento da vingança, a pessoa amaldiçoada é castigada de uma maneira semelhante ao mal que ela proporcionou ao contratante, mas com um detalhe a mais: o castigo é muito mais cruel e irônico do que a vítima possa imaginar.

O desenvolvimento de Jigoku Shoujo possui altos e baixos. Como cada episódio segue sua própria história, sempre com novos personagens e um novo tipo de vingança, isso faz com que inevitavelmente haja comparações entre as diferentes histórias, o que acaba gerando alguns episódios com nível inferior. Os bons episódios iniciais deixam uma boa promessa para os posteriores, mas infelizmente o desenvolvimento não demora a se perder. O grande problema se encontra no meio do anime (mais ou menos entre o sexto e o décimo segundo episódios), pois a história fica totalmente previsível, não sendo raras as vezes em que até mesmo as falas dos personagens já foram ouvidas dezenas de vezes antes. Parece que quando descobriram uma boa idéia, resolveram usá-la diversas vezes mudando apenas alguns detalhes para tentar deixá-la diferente, coisa que se percebe de longe que não chegaram nem perto de conseguirem, Mas todo esse loop de idéias em diferentes "maquiagens" vale a pena ser visto, pois eles conduzem aos empolgantes episódios finais, o ultimo terço do anime é de qualidade muito superior às partes que lhe antecedem, o final realmente compensa toda a história, além do mais o anime nunca chega a ficar ruim, apenas poderia ter sido melhor desenvolvido.

Os personagens são um show à parte, a começar pela protagonista Enma Ai. Ela possui um visual de melancolia e sofrimento, expressão indiferente e fria, cabelos escuros e olhos vermelhos repletos de uma tristeza profunda e amarga, uma personagem para ser lembrada, pois além do carisma que possui, a sua personalidade se encaixa perfeitamente em sua bela história que, por sinal, é a melhor parte do anime.

Existem mais dois personagens importantes na trama, Tsugumi e seu pai, Hajime. São eles que conduzirão o anime até o desfecho final. Muitos outros personagens interessantes participam do anime, cada um tem o seu momento de ódio, fazendo com que cada episódio (com exceção dos finais) tenha o seu próprio protagonista.

A parte técnica é excelente, o visual do anime é bonito e um pouco sombrio, os personagens são carismáticos, pode-se perceber o sofrimento escondido na expressão de uma pessoa, mesmo quando essa está alegre. A trilha sonora combina com o anime, as músicas de abertura e encerramento se encaixam em uma sintonia singular, a animação em geral possui pouquíssimas perdas na qualidade, só os cenários é que poderiam ser melhores, mas nada que afete o produto final.

Jigoku Shoujo é um anime acima da média das obras produzidas nos dias atuais. Possui um tema incrível, mexe com a imaginação das pessoas e mostra que ninguém é simplesmente bom ou mal, pois o ser humano tem os dois lados dentro de si, e o que o conduz mais para um lado do que outro é exatamente a dosagem desses dois aspectos, que às vezes podem ser influenciados por atitudes de terceiros, cabendo a si próprio se auto-controlar, não deixando o ódio cobrir suas retinas. Pois quando isso acontece, a mão que o guia não será mais a sua, e o seu destino não dependera mais de você. Até que ponto você iria para satisfazer sua vingança?

Para finalizar, deixo esse poema de despedida de Enma Ai:

"Pobre sombra envolta em escuridão
Tuas ações trazem dor e sofrimento à humanidade
Tua alma vazia afoga-se nos teus pecados
De que forma desejas ver a morte?"
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Jigoku Shoujo (Hell Girl) :: Comentários

avatar

Mensagem Qui Ago 19, 2010 8:08 pm por Convidad

Volto a perguntar e encher o saco, foi tu que escreveu a resenha?

Ir para o topo Ir para baixo

Yato

Mensagem Ter Ago 24, 2010 9:02 pm por Yato

acho que ficou um pouco grande...

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos